Como utilizar a funcionalidade de Sacador/Avalista

Olá desenvolvedor(a),

Você sabe para que serve o campo sacador/avalista no boleto bancário? Mesmo com vários anos desde a implantação do sistema de cobrança bancária eletrônica como conhecemos hoje, existe muita dúvida a respeito da utilização do campo de SACADOR/AVALISTA e hoje vamos deixar essa opção do boleto eletrônico bem clara de uma vez por todas.

Mas antes de tudo vamos relembrar rapidamente o que significam alguns campos relacionados ao sacador/avalista.

Sacado: é quem paga o título, pode ser chamado também de pagador.
Cedente ou beneficiário: é quem receberá o valor pago pelo boleto, ou seja, o emissor do título de cobrança.

Em casos em que a empresa utiliza uma instituição bancária ou intermediadora de pagamentos, o campo de CEDENTE pode ser preenchido com o nome do intermediador de pagamento, quando isto ocorre, o nome da empresa que vendeu o produto ou serviço constará no campo de SACADOR/AVALISTA.

Assim sendo, quando existir o processo de terceirização da emissão do boleto de cobrança quem de fato irá receber o valor pago pelo Sacado será o SACADOR/AVALISTA e não o CEDENTE como ocorre nos casos convencionais de emissão de boleto.

Vamos utilizar um exemplo para ser mais claro:

A empresa Softwares ABC é uma software house e utiliza a TECNOSPEED como sua intermediadora de pagamentos. A empresa Transportes e Cia é uma cliente da Softwares ABC. Ao emitir o boleto para que a Transportes e Cia. pague a mensalidade de sua solução o boleto vai com as seguintes informações.

Nesse caso que utilizamos como exemplo podemos verificar que a TECNOSPEED se tornou a BENEFICIÁRIA do título, a SOFTWARE ABC foi preenchida como AVALISTA e a TRANSPORTES E CIA continuou como pagador, este é um exemplo prático de utilização do campo SACADOR/AVALISTA.

Como utilizar o sacador/avalista no PlugBoleto:

Em nossa ferramenta possuímos a funcionalidade de sacador disponível e de utilização muito simplificada sendo necessário apenas o preenchimento dos campos com os dados do SACADOR/AVALISTA necessários no JSON de envio do boleto conforme exemplo de preenchimento abaixo: