Pagamento Híbrido: Utilizando o QR Code do PIX na impressão de seu boleto!

Olá desenvolvedor(a),

Hoje falaremos de uma nova tendência quando se trata de cobranças bancárias, o
Pagamento Híbrido, ou seja, mais uma alternativa de pagamento que pode ser disponibilizada ao pagador.
Com a implantação do novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, além do pagamento via código de barras, também teremos a opção de pagamento via PIX através de um QR Code dinâmico, disponibilizado juntamente com a guia de cobrança tradicional.

Como funciona ?

A leitura dos dados da cobrança é feita através de um QR Code dinâmico, onde será possível informar os dados pessoais do recebedor, o valor, data de expiração/vencimento, flag de aceite após o vencimento, juros, multa, descontos e um descritivo no campo “informações adicionais”, seguindo assim, as configurações principais de cobrança dos boletos tradicionais.

Utilização do PAGAMENTO HIBRIDO na solução da TECNOSPEED

Com nossa solução, a aplicação conta com um recurso de personalização de impressão, ou seja, será possível fixar detalhes da empresa, cobrança, as informações do sacado e no campo de personalização, onde é incluído a logo na impressão, poderá ser substituído pelo QRcode do PIX.
Esta personalização é feita com um conteúdo HTML, permitindo assim, diversas possibilidades de personalizações, mas hoje focaremos apenas na funcionalidade de pagamento híbrido para boletos.

Confira aqui o passo a passo:

Primeiro criamos um HTML de personalização, abaixo temos o HTML utilizado em nossa personalização.

Neste link você pode entender como a personalização do HTML é feita no PlugBoleto

Conforme podemos observar no exemplo acima, foi criado uma classe “pagamentoPix” no HTML de personalização da impressão, e nela contém uma variável “personalizacao.qrcode”, essa variável será alimentada com nosso QRcode do PIX.

Solicitando a Impressão

Uma vez configurado o HTML utilizaremos a rota de impressão de boletos, preenchendo o JSON de envio personalizado no qual será utilizado o “TipodeImpressão“ 99 (impressão Personalizada), informamos o Idintegração do boleto em que que o QR code será anexado e por fim alimentamos a variável de personalização “qrcode” definida em nosso HTML no início do processo com as informações do QR code conforme exemplo abaixo.

Esta documentação mostra como fazer a solicitação desta impressão

Exemplo de impressão do boleto de PAGAMENTO HIBRIDO.

E por fim, temos a impressão finalizada de nosso boleto para PAGAMENTO HÍBRIDO, onde o pagador terá a opção de quitação imediata do título em qualquer dia e hora da semana, assim como crédito imediato na conta do cedente, com isso obtemos mais uma comodidade a ser oferecida em sua solução.

3 Curtidas